Com as mudanças frequentes de temperatura, a imunidade do corpo cai e dá espaço para as doenças de inverno. As mais comuns são a gripe comum e a influenza H1N1, ou gripe A, que podem ser confundidas entre si. Veja como diferenciá-las.
Características da gripe comum
Sintomas
Iniciam-se repentinamente e, segundo a infectologista Raquel Muarrek, do Hospital Leforte (SP), são caracterizados por calafrios, febre acima de 38ºC, dor de garganta, musculares e de cabeça, tosse, espirro, irritação nos olhos, congestão nasal e fadiga. Porém, nem sempre desenvolve-se todos os sintomas.
Duração
Uma gripe comum dura cerca de uma a duas semanas.
Tratamento
"Para a febre, dor de cabeça e muscular indica-se antitérmico e analgésico. Mas beber bastante líquido e lavar o nariz com soro fisiológico ajuda a limpar as vias aéreas", explica a infectologista, responsável pelo setor de vacinação do Hospital do Servidor Público Estadual (SP), Heloisa Pedrosa Mitre. Também se avalia a necessidade de outros medicamentos.
Características da gripe H1N1
Sintomas
Os sintomas são praticamente os mesmos da gripe comum, porém costumam ser mais intensos. "No entanto, pode haver mais calafrios, além de tosse seca e contínua, diarreia e até vômitos, náuseas e rouquidão", detalha Raquel. Segundo uma pesquisa feita por cientistas americanos e holandeses, o vírus H1N1 replica-se com muita facilidade nas regiões próximas aos pulmões, podendo infectar o órgão, enquanto o da gripe sazonal costuma permanecer na região do nariz até à traqueia. Por isso, a gripe A é considerada mais grave.
Duração
De uma a duas semanas e os sintomas podem não aparecer todos juntos. "No entanto, dor muscular e febre são frequentes", destaca Heloisa.
Tratamento
Além de repouso, recomenda-se a ingestão de líquidos, alimentação saudável e medicamentos para aliviar os sintomas (antitérmicos, analgésicos, descongestionante, xarope...). Raquel Muarrek diz que é importante procurar o médico caso haja falta de ar, dificuldade de respirar e prostração intensa, pois indicam que o quadro pode ter se agravado. "No hospital é feito um exame chamado PCR que vai revelar se há a presença do vírus H1N1", fala Heloisa. Em caso positivo, um antiviral específico para este tipo de gripe é receitado e tomado nas primeiras 48 horas do início dos sintomas para prevenir complicações no sistema respiratório.
Como prevenir a gripe?
Nos dois casos, a melhor forma de prevenção de gripes é tomar medidas simples no dia a dia, como evitar lugares muito fechados, lavar muito bem as mãos com água e sabão sempre que chegar da rua, limpar o nariz em lenços descartáveis e vacinar-se.
Diferenças entre gripe e dengue
Os sintomas de gripe e dengue são realmente parecidos, mas, no caso de dengue, não há coriza, tosse nem dor de garganta. "Além disso, aparecem manchas vermelhas no corpo, coceira e dor muscular bem intensa", alerta Heloisa. Raquel Muarrek também lembra que pode haver queda no número de plaquetas, por isso, geralmente, pede-se um hemograma além do PCR para ter o diagnóstico. Cuidado com remédios que contenham ácido acetilsalicílico na fórmula, pois podem provocar dengue hemorrágica, levando à morte. Deve-se procurar o médico ao primeiro sinal de febre alta.
Veja mais matérias como essa em Revista Shape.